Parlamento dos Jovens – Palestra com a Presença do Professor João Lima




      No dia 8 de janeiro decorreu no auditório da Secundária, uma palestra inserida na atividade Parlamento dos Jovens 2014/2015 – Secundário, subordinada ao tema: “Ensino público e privado: que desafios?”. Esta palestra contou com a presença do docente João Lima.
O palestrante começou por falar dos recentes atentados em Paris, recorrendo à sua experiência pessoal falou de outras escolas, aquelas onde se ensina aos miúdos, desde os 8 anos de idade, sobre armas, bombas, como conduzir um tanque, etc.

           
          Posteriormente, o convidado brincou com o conceito de escola, referindo que o que falta à escola é o “h”, é a “escolha”. Este pormenor muda a forma como escolhemos: quando aprendemos, o que aprendemos (disciplinas), o horário, os professores e as salas. Neste momento, o que falta à escola é a capacidade de fazer escolhas e de ter ideias, e exemplificou isto recorrendo ao desafio Harry Potter “São as tuas escolhas, Harry mais do que as tuas capacidades, que mostram quem de facto és.” 





               Depois da apresentação e exploração da temática em análise, os alunos realizaram uma atividade prática, “O problema na palma da mão”, em que estes escolheram, individualmente, um problema da escola e analisaram-no do ponto de vista do contexto, atores, potencialidades, riscos, entre outros.
Finalmente, foi dada a possibilidade aos alunos presentes de colocarem questões ao palestrante, tendo estas incidido sobre a formação do docente, a melhor ideia que encontrou até hoje, entre outras. 
Esta palestra possibilitou aos alunos, de uma forma dinâmica e prática, conhecer e exercitar competências essenciais a uma cidadania participativa.