Parlamento dos Jovens - debate introdutório com a presença do Deputado António Cardoso







O programa Parlamento dos Jovens é uma atividade promovida pela Assembleia da República, com o objetivo de promover a educação para a cidadania, bem como uma maior participação cívica na vida democrática. Envolve escolas de todo o país e é composto pelas fases escolar, regional e nacional.








No dia 5 de janeiro decorreu no auditório da Secundária, o debate introdutório ao Parlamento dos Jovens 2014/2015 – Secundário, subordinado ao tema: “Ensino público e privado: que desafios?”. Este debate contou com a presença do Deputado à Assembleia da República, Eng.º António Cardoso, deputado do PS pelo círculo eleitoral de Aveiro. O convidado começou por apresentar a constituição, organização e funcionamento da Assembleia da República, explicando, por exemplo, como se desenrola o plenário ou as Comissões Parlamentares, o processo legislativo, as formas de democracia participativa e a importância da Constituição da República Portuguesa.

O tema em debate iniciou-se com o relato do percurso pessoal do palestrante enquanto aluno, e, segundo o mesmo, exemplificativo da importância da generalização da existência da escola pública no nosso país, o que não acontecia há muitos anos atrás. Recorrendo, também, à sua experiência anterior enquanto docente, desenvolveu o tema, desde a análise das escolas privadas ao processo de municipalização das escolas públicas. Salientou que todos temos igualdade de direitos na educação e que o ensino privado deve existir para complementar o ensino público - não para o substituir -, com o objetivo de promover igualdade de circunstâncias, pois a educação é um direito consagrado na Constituição da República Portuguesa. 

Finalmente, foi dada a possibilidade aos alunos presentes de colocarem questões ao palestrante sobre o tema em análise, tendo estas incidido sobre os objetivos da municipalização das escolas públicas, a existência, a regulação e a qualidade das escolas privadas, entre outras. A todas estas questões o Deputado foi respondendo de forma elucidativa, tendo salientado no seu discurso que um país sem educação está condenado ao insucesso.