Avançar para o conteúdo principal

Agrupamento visita Eslovénia

   






  Com pouco mais de 2 milhões de habitantes, a Eslovénia, único ex-país comunista que integra a União Europeia, foi o destino de mais uma etapa do projeto “Body & Soul”, do programa europeu Comenius. Durante uma semana, os alunos do ensino secundário do nosso Agrupamento que integraram esta delegação, tiveram oportunidade de conviver com famílias de acolhimento que lhes proporcionaram o contacto com hábitos distintos e uma realidade cultural diferente da sua.



     Povo acolhedor, afável e hospitaleiro, os eslovenos integraram a República Socialista Federativa da Juguslávia até 1991, ano em que conquistaram a independência. Única cidade eslovena localizada numa planície, é em Murska Sobota, na região de Prekmurje, no nordeste do país, que se situa a escola parceira do projeto. No entroncamento da Áustria, Hungria e Croácia, esta região mantém certas características linguísticas e culturais que a distinguem do restante país. Ao longo dos tempos foi parte do Império Romano, do Reino da Hungria, do Império Otomano, da monarquia de Habsburgo, da República Soviética da Hungria e do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que viria a ser mais tarde a Jugoslávia.

      Para além das atividades levadas a cabo na escola, os participantes dos cinco restantes países participantes tiveram oportunidade de conhecer um pouco da região, como uma antiga aldeia recuperada, em Rogatec, tomando contacto com o seu sistema de funcionamento e atividade agrícola, e tendo, inclusivamente, tido oportunidade de fazer o seu próprio pão. Houve também lugar a visitar a unidade de produção do presunto “Kodila”, premiado com vários prémios internacionais de qualidade, e assistir ao fabrico do bolo tradicional da região, “Premurska gibanica”, um bolo bastante substancial, composto por oito camadas. Já na cidade de Maribor, puderam ser visitadas as caves “Vinag”, que se estendem ao longo de 2km de tuneis, numa área de 20.000km2 por baixo do centro da cidade. O castelo de Ptuj, com todo o seu acervo museológico que traça uma fantástica panorâmica histórico-cultural do país, a estância de ski de Pohorje e o musical “Romeu e Julieta”, foram outros dos pontos de interesse do programa esloveno. 
     




 Se bem que os costumes, quer em meio escolar, quer em contexto familiar, possam por vezes ter parecido estranhos, no final do projeto as lágrimas de despedida tiveram o mesmo sabor de ambos os lados. Portugal levou um pouco da sua alma e deixou saudade, à mistura com promessas de visitas mútuas. 

Mensagens populares deste blogue

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.


3º ano da EB1/JI de Carquejido - 1º lugar no projeto "No poupar está o ganho"

A turma do 3º ano da EB1/JI de Carquejido,ao longo deste ano letivo 2015/2016 e a convite da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, desenvolveu o projeto “No poupar está o ganho”. Desde logo a turma abraçou o Projeto e foram diversas e variadas as atividades desenvolvidas em sala de aula, entre outras, envolvendo também a comunidade escolar e até a comunidade local. Estas atividades, sempre bem cultivadas e granjeadas, despertaram a curiosidade dos alunos e aguçaram o seu engenho, dotando desta forma os alunos de novos saberes, teóricos e práticos. O culminar do projeto foi a participação no concurso final. Através de um filme que reuniu fotos, vídeos, trabalhos realizados e uma música original com os alunos do 3ºano como intérpretes, a turma venceu o 1º lugar a nível concelhio! Tal facto valeu-lhe o convite para a apresentação do trabalho final numa Sessão Pública, no próximo dia 8 de junho, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, com a presença de Sua Excelência o Senhor Pre…

Cerimónia de Entrega de Diplomas