Agrupamento visita Eslovénia

   






  Com pouco mais de 2 milhões de habitantes, a Eslovénia, único ex-país comunista que integra a União Europeia, foi o destino de mais uma etapa do projeto “Body & Soul”, do programa europeu Comenius. Durante uma semana, os alunos do ensino secundário do nosso Agrupamento que integraram esta delegação, tiveram oportunidade de conviver com famílias de acolhimento que lhes proporcionaram o contacto com hábitos distintos e uma realidade cultural diferente da sua.



     Povo acolhedor, afável e hospitaleiro, os eslovenos integraram a República Socialista Federativa da Juguslávia até 1991, ano em que conquistaram a independência. Única cidade eslovena localizada numa planície, é em Murska Sobota, na região de Prekmurje, no nordeste do país, que se situa a escola parceira do projeto. No entroncamento da Áustria, Hungria e Croácia, esta região mantém certas características linguísticas e culturais que a distinguem do restante país. Ao longo dos tempos foi parte do Império Romano, do Reino da Hungria, do Império Otomano, da monarquia de Habsburgo, da República Soviética da Hungria e do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que viria a ser mais tarde a Jugoslávia.

      Para além das atividades levadas a cabo na escola, os participantes dos cinco restantes países participantes tiveram oportunidade de conhecer um pouco da região, como uma antiga aldeia recuperada, em Rogatec, tomando contacto com o seu sistema de funcionamento e atividade agrícola, e tendo, inclusivamente, tido oportunidade de fazer o seu próprio pão. Houve também lugar a visitar a unidade de produção do presunto “Kodila”, premiado com vários prémios internacionais de qualidade, e assistir ao fabrico do bolo tradicional da região, “Premurska gibanica”, um bolo bastante substancial, composto por oito camadas. Já na cidade de Maribor, puderam ser visitadas as caves “Vinag”, que se estendem ao longo de 2km de tuneis, numa área de 20.000km2 por baixo do centro da cidade. O castelo de Ptuj, com todo o seu acervo museológico que traça uma fantástica panorâmica histórico-cultural do país, a estância de ski de Pohorje e o musical “Romeu e Julieta”, foram outros dos pontos de interesse do programa esloveno. 
     




 Se bem que os costumes, quer em meio escolar, quer em contexto familiar, possam por vezes ter parecido estranhos, no final do projeto as lágrimas de despedida tiveram o mesmo sabor de ambos os lados. Portugal levou um pouco da sua alma e deixou saudade, à mistura com promessas de visitas mútuas.