Secundária Incentiva Eco Atitudes

O passado dia 19 de novembro foi o dia Eco-Escola, na Secundária do nosso Agrupamento. As atividades, centradas na temática dos resíduos sólidos, foram organizadas pelas docentes Margarida Alpoim, coordenadora do programa nesta escola, e Cristina Ferreira, coordenadora do Departamento de Ciências Naturais e Experimentais e responsável pelo Eco-Clube.
 
 
 
 
 
Para um maior envolvimento neste dia, a comunidade escolar foi convidada a usar uma peça de roupa ou acessório de cor verde, simbolizando a adesão ao programa Eco-Escolas.

 



Durante o 1º bloco da manhã, os alunos do Eco-Clube, da turma C, do 12º ano do Curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias, foram a todas as turmas, sensibilizar os colegas para a importância da recolha seletiva dos resíduos e para a sustentabilidade dos recursos do planeta. Salientaram que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o ambiente global. Incentivaram o uso correto dos ecopontos da escola, respeitando as regras da separação de resíduos para reciclagem. Porque SEPARAR É PRESERVAR, como se lia nos marcadores de livros distribuídos nesta ação de sensibilização.
 

 

 
 
 
 
 

 
 
 


 
Nos intervalos, uma brigada de Eco-Alunos, da turma D, do 10º ano do Curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias, “vigiaram” os ecopontos e caixotes de lixo, espalhados pela escola, apelando aos alunos que aí passavam que respeitassem as regras de separação dos resíduos sólidos.
 
 
 
À tarde, a engenheira do ambiente Vera Neves, da Câmara Municipal, realizou uma ação de formação para os técnicos operacionais, sobre a temática da “Separação seletiva”. Nesta ação, além dos benefícios mencionados anteriormente, foram referidas também as vantagens económicas e sociais, como, por exemplo, a criação de postos de trabalho na área da reciclagem.
 
No balanço deste dia, os alunos e professores dinamizadores mostraram-se confiantes de terem promovido uma cidadania mais responsável e com vontade de fazerem mais pela promoção de “Eco Atitudes”, pelo que outras ações estão já a ser planeadas nesta área.