Avançar para o conteúdo principal

Cerimónia Oficial de Lançamento do Projeto EduLabs

 
 
No passado dia 29, pelas 18h, no Auditório da Escola Secundária, decorreu a cerimónia oficial de lançamento do projeto EduLabs e de atribuição de tablets aos alunos da turma piloto, o 7º A, que integrará o programa.

 
 
 
 
 
Este projeto enquadra-se num grande movimento internacional, que tem por objetivo fazer evoluir o ensino, procurando dar resposta às necessidades de conhecimentos e competências que se exigem às gerações futuras. Esta aposta é feita no nosso país pela empresa E.xample, que, em parceria com a J. P. Sá Couto, Ministério da Educação e grupos editoriais tais como a Leya e a Porto Editora, pretendem testar a aplicação de uma nova abordagem à aprendizagem na sala de aula.
O nosso Agrupamento foi convidado pelo Ministério da Educação a participar nesta experiência, sendo que é a única escola pública do norte do país onde está a ser implementado este projeto. Os EduLabs, são salas de aula com sistemas tecnológicos integrados de hardware, software e plataformas digitais de ensino.

A cerimónia, para além da Direção do Agrupamento, Associação de Pais, docentes, alunos e encarregados de educação envolvidos na atividade, contou com a presença do presidente da Câmara, da presidente da Junta de Freguesia, do presidente da E.xample, representantes da Direção-Geral de Educação, representantes da JP Sá Couto e da Porto Editora.
 
No seu discurso, o Eng.º Graça Bau, representante da E.xample afirmou que é necessário assumir a escola como “fábrica” de portugueses, ter a ambição de um novo modelo de ensino, com cobertura nacional, até ao final da década e um novo modelo de desenvolvimento de cidadãos. A escola não pode continuar a ser o “patinho feio” da revolução tecnológica. Referiu, ainda, que a meta a atingir com este projeto será criar uma escola mobilizadora e criativa.
Já a representante da empresa J.P. Sá Couto, Ana Mouta, referiu que as novas tecnologias estão nas nossas casas e a escola tem de se comprometer com esta nova realidade. A utilização na sala de aula dos tablets, promove um modelo de integração, de infusão curricular no âmbito das diferentes disciplinas e áreas (artísticas, científicas, humanísticas, etc.) e um conjunto de ferramentas que permite uma grande diversidade de experiências.
O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Figueiredo enfatizou o papel da Porto Editora e da J.P. Sá Couto no desenvolvimento da educação em Portugal, sublinhando que a E.xample é um exemplo de inovação. Também referiu que é de braços abertos que a cidade recebe este projeto, felicitando o Agrupamento pela sua implementação e afirmando que acredita que o irá levar ainda mais longe.
A cerimónia terminou com a entrega dos tablets a cada um dos alunos participantes, seguida de um Porto de Honra.


Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.