Avançar para o conteúdo principal

Cerimónia Oficial de Lançamento do Projeto EduLabs

 
 
No passado dia 29, pelas 18h, no Auditório da Escola Secundária, decorreu a cerimónia oficial de lançamento do projeto EduLabs e de atribuição de tablets aos alunos da turma piloto, o 7º A, que integrará o programa.

 
 
 
 
 
Este projeto enquadra-se num grande movimento internacional, que tem por objetivo fazer evoluir o ensino, procurando dar resposta às necessidades de conhecimentos e competências que se exigem às gerações futuras. Esta aposta é feita no nosso país pela empresa E.xample, que, em parceria com a J. P. Sá Couto, Ministério da Educação e grupos editoriais tais como a Leya e a Porto Editora, pretendem testar a aplicação de uma nova abordagem à aprendizagem na sala de aula.
O nosso Agrupamento foi convidado pelo Ministério da Educação a participar nesta experiência, sendo que é a única escola pública do norte do país onde está a ser implementado este projeto. Os EduLabs, são salas de aula com sistemas tecnológicos integrados de hardware, software e plataformas digitais de ensino.

A cerimónia, para além da Direção do Agrupamento, Associação de Pais, docentes, alunos e encarregados de educação envolvidos na atividade, contou com a presença do presidente da Câmara, da presidente da Junta de Freguesia, do presidente da E.xample, representantes da Direção-Geral de Educação, representantes da JP Sá Couto e da Porto Editora.
 
No seu discurso, o Eng.º Graça Bau, representante da E.xample afirmou que é necessário assumir a escola como “fábrica” de portugueses, ter a ambição de um novo modelo de ensino, com cobertura nacional, até ao final da década e um novo modelo de desenvolvimento de cidadãos. A escola não pode continuar a ser o “patinho feio” da revolução tecnológica. Referiu, ainda, que a meta a atingir com este projeto será criar uma escola mobilizadora e criativa.
Já a representante da empresa J.P. Sá Couto, Ana Mouta, referiu que as novas tecnologias estão nas nossas casas e a escola tem de se comprometer com esta nova realidade. A utilização na sala de aula dos tablets, promove um modelo de integração, de infusão curricular no âmbito das diferentes disciplinas e áreas (artísticas, científicas, humanísticas, etc.) e um conjunto de ferramentas que permite uma grande diversidade de experiências.
O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Figueiredo enfatizou o papel da Porto Editora e da J.P. Sá Couto no desenvolvimento da educação em Portugal, sublinhando que a E.xample é um exemplo de inovação. Também referiu que é de braços abertos que a cidade recebe este projeto, felicitando o Agrupamento pela sua implementação e afirmando que acredita que o irá levar ainda mais longe.
A cerimónia terminou com a entrega dos tablets a cada um dos alunos participantes, seguida de um Porto de Honra.


Mensagens populares deste blogue

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.


3º ano da EB1/JI de Carquejido - 1º lugar no projeto "No poupar está o ganho"

A turma do 3º ano da EB1/JI de Carquejido,ao longo deste ano letivo 2015/2016 e a convite da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, desenvolveu o projeto “No poupar está o ganho”. Desde logo a turma abraçou o Projeto e foram diversas e variadas as atividades desenvolvidas em sala de aula, entre outras, envolvendo também a comunidade escolar e até a comunidade local. Estas atividades, sempre bem cultivadas e granjeadas, despertaram a curiosidade dos alunos e aguçaram o seu engenho, dotando desta forma os alunos de novos saberes, teóricos e práticos. O culminar do projeto foi a participação no concurso final. Através de um filme que reuniu fotos, vídeos, trabalhos realizados e uma música original com os alunos do 3ºano como intérpretes, a turma venceu o 1º lugar a nível concelhio! Tal facto valeu-lhe o convite para a apresentação do trabalho final numa Sessão Pública, no próximo dia 8 de junho, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, com a presença de Sua Excelência o Senhor Pre…

Cerimónia de Entrega de Diplomas