Avançar para o conteúdo principal

Agrupamento promove palestra: “Distúrbio de hiperatividade e défice de atenção – discussão de dificuldades e estratégias”

No dia 13 de novembro de 2014, no âmbito do estágio profissional da Psicóloga Mariana Amorim, realizou-se no auditório da Escola Secundária, pelas 17.30, uma palestra intitulada “Distúrbio de hiperatividade e défice de atenção – discussão de dificuldades e estratégias”, dinamizada pelo Professor João Lopes da Universidade do Minho e dirigida não só aos docentes do Agrupamento, mas também a todos aqueles que se interessam por esta temática.
 
O orador destacou o facto de, tal como ficou patente num questionário previamente aplicado aos professores, o défice de atenção ser a principal preocupação dos docentes em relação a alunos com e sem défice de atenção. Segundo o palestrante, tal deve-se ao facto de existirem demasiados estímulos a competir entre si por atenção. Logo, quando um aluno está desatento, na realidade está atento a outras coisas, sublinhando a necessidade de o professor ser uma “luminária” capaz de chamar a atenção para si. Na atenção, ainda segundo o professor, intervêm dois fatores: a competência e a vontade (é um ato volitivo).
 
Neste contexto, referiu-se a importância das aprendizagens serem bem consolidadas desde o início do percurso escolar, pois são a base sobre a qual assentam todas as outras de maior complexidade. Assim, um aluno que não tem conhecimentos – fundamentalmente ao nível do vocabulário – facilmente “desliga” e tem sérias dificuldades em acompanhar qualquer matéria. Mais do que com o défice de atenção em si, o orador manifestou preocupação com a falta de conhecimento e a necessidade de sobre ela se intervir precocemente, atendendo ao atual prolongamento da escolaridade obrigatória.
 
O orador serviu-se de um discurso bem-humorado e fácil, que serviu para cativar a atenção dos presentes, tendo mesmo arrancado várias gargalhadas, sem no entanto retirar lugar à reflexão e à consolidação de informações transmitidas.
 

Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.