Entrega dos Diplomas na sede do Agrupamento

No passado dia 26, pelas 21h, celebrou-se na Escola Secundária o já tradicional Dia do Diploma. A cerimónia de entrega de diplomas destinou-se aos alunos do Ensino Secundário do Agrupamento, nomeadamente, aos que concluíram o Ensino Secundário, aos que integraram os Quadro de Mérito e Excelência, e ainda aos finalistas que foram elementos do grupo de teatro “Lua Nova”. Relembramos que o Quadro de Mérito premeia ações meritórias praticadas dentro ou fora da Escola, enquanto o Quadro de Excelência reflete, exclusivamente, o resultado das avaliações obtidas no final do ano letivo.

Também como vem sendo tradição, a cerimónia contou com a presença de um antigo aluno da escola, que se tenha destacado na sua área profissional. Com esta iniciativa, pretende-se proporcionar aos alunos um testemunho na primeira pessoa de alguém que um dia passou pelo lugar onde agora estão, e que, fruto do empenho, rigor e qualidade do seu trabalho, ocupou lugares destacados nos mais variados setores do panorama do país. O papel coube este ano ao advogado João Carlos Silva, que após a conclusão dos seus estudos na nossa escola, se licenciou em Direito, na área de ciências jurídico-económicas, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e fez formação pós-graduada na área de Gestão, no Instituto Superior de Estudos Empresariais da Universidade do Porto. Ao longo do seu percurso profissional, João Carlos Silva exerceu, entre outros, os cargos de Administrador de empresas da área industrial e financeira, de Deputado à Assembleia da República, de Administrador do Banco Nacional de Investimento, S.A. (ulteriormente designado Banco Mello Imobiliário, S.A.) e da GLOBAL – Companhia de Seguros, S.A., de Secretário de Estado do Orçamento do XIII Governo Constitucional e de Presidente do Conselho de Administração da RTP.

João Carlos Silva relembrou a escola do seu tempo, bem como colegas, funcionários e professores, partilhando alguns episódios que protagonizou com os seus colegas. Fez um paralelo ente o relacionamento interpessoal da época e o da atualidade, fazendo alusão às novas formas de comunicação entre os jovens. Recordou que então os alunos desenvolviam iniciativas que constituíam uma importante forma de veículo de aprendizagem social, sublinhando a importância do espírito de iniciativa, a necessidade de investir em atividades complementares e de conseguir uma boa gestão do tempo. Por fim, frisou que está enganado aquele que julga estar terminada a aprendizagem no final de um qualquer ciclo de estudos, pois hoje, mais do que nunca, a busca de conhecimento e o enriquecimento pessoal devem forçosamente pautar o percurso de vida de qualquer cidadão.
A atribuição dos prémios de Melhor Aluno dos Cursos Científico-Humanísticos e dos Cursos Profissionais foi um momento de forte carga emocional, dado o falecimento no passado mês de julho do melhor aluno da escola, Duarte Resende Tavares. Os colegas da turma leram um texto em sua homenagem, tendo apresentado uma oliveira que irão plantar no jardim da escola em memória do Duarte. Nos Cursos Profissionais, foi distinguida a aluna Iryna Ivanova.