Comenius leva Agrupamento à Bélgica



 
 Depois das mobilidades à Turquia e à Alemanha, uma delegação da Escola Secundária do nosso Agrupamento marcou agora presença na Bélgica. Subordinada ao tema “Linguagem não-verbal”, esta mobilidade do programa europeu Comenius levou professores e alunos até ao Sint-Jozefinstituut, uma escola na cidade de Geel, na Flandres. Uma vez mais, no âmbito do projeto “Body & Soul”, foi tempo de absorver uma nova cultura e forma de estar na vida, promovendo simultaneamente a cultura e “alma” portuguesas. Para além da vivência nas famílias de acolhimento locais e das atividades usuais que entroncam o projeto, os participantes tiveram igualmente oportunidade de visitar as cidades de Bruxelas e Antuérpia. Bruxelas, com todo o peso das instituições europeias aí sediadas e albergando os representantes dos diversos estados membros da EU, é considerada a capital da Europa. 
 
Numa visita ao Parlamentarium, foi possível ter uma visão global da história da Europa do século passado e entender a evolução do processo de construção da União Europeia. Já Antuérpia, localizada a norte, é considerada a capital mundial dos diamantes, dado ser aí que se negoceiam 80% dos diamantes brutos do mundo. Pode considerar-se que Portugal também contribuiu para o incremento da importância desta cidade portuária, considerada o centro económico mundial no séc. XVI, pois após a descoberta do caminho marítimo para a India o Rei D. Manuel I passou a enviar para Antuérpia os produtos que chegavam da Ásia, para que aí fossem negociados. Por outro lado, aquando da expulsão dos judeus de Portugal, foi essencialmente Antuérpia o destino desta comunidade que até então tanta prosperidade tinha gerado no nosso país.

 
Mais uma mobilidade, mais um inigualável enriquecimento científico e pessoal, mais um álbum de recordações inesquecíveis. A escola ensina e promove a diversidade de experiências, cabe aos alunos tirar o melhor proveito destas vivências.