Alunos do 9º ano do Agrupamento em visita de estudo a França

Terminadas ambas as fases de exames, foi tempo para 61 alunos do 9º ano do Agrupamento partirem para uma visita de estudo a França, planeada e ansiosamente esperada ao longo de todo o ano.

A primeira etapa foi dedicada à visita ao Futuroscope, o segundo parque mais visitado da Europa. Este parque temático situado a 10 km a norte de Poitiers, é um parque cujas atrações giram em torno de suportes multimédia, técnicas cinematográficas, audiovisuais e robótica do futuro. A atração que mais agradou aos alunos, “Arthur – l’Aventure 4D”, criada pelo diretor e produtor francês Luc Besson, ganhou o prémio da melhor atração do mundo em 2011 e reúne uma projeção visual em IMAX e em relevo, uma tela hemisférica de 900m2 e uma sala que sofre efeitos de um simulador de movimentos.

Passado este dia de emoções fortes, foi tempo de rumar ao vale do rio Loire (Vale do Loire), Património Mundial da UNESCO, a região dos mais conhecidos castelos do mundo, também famosa pelos seus vinhos. Primeiro destino desta região, a cidade de Amboise. Pitoresca cidade medieval, Amboise é famosa pelas casas trogloditas e por ter sido o local onde Leonardo da Vinci viveu os últimos anos da sua vida, a convite do rei François I. Os alunos puderam conhecer o Château du Clos Lucé, casa onde o célebre artista morreu aos 67 anos. Continuando viagem, seguiu-se uma visita ao magnífico Castelo de Chambord, mandado construir em 1519 pelo rei François I. Embora seja o maior palácio da região do Loire e, na atualidade, uma das principais atrações turísticas de França, o Castelo de Chambord na época tinha apenas como finalidade servir esporadicamente de pavilhão de caça.

Após mais uma enriquecedora lição de história, o grupo dirigiu-se à capital. Num fervilhar de emoções, os alunos puderam visitar os pontos mais característicos da cidade, subir ao cimo da Torre Eiffel, aperceber-se do contraste da arquitetura do Arco do Triunfo e do Arco de la Défense, visitar a Catedral de Notre-Dame, conhecer as obras mais emblemáticas do Museu do Louvre, apreciar a vista de Paris do alto da colina de Montmartre frente à Basílica do Sacré-Coeur, passear de “bateau-mouche” e cantar bem alto o hino nacional no meio do rio Sena até que a voz se lhes doesse, suscitando a curiosidade de quem apreciava tal entusiasmo. Como não podia deixar de ser, e uma vez que tinham já visitado o segundo maior parque temático da Europa, impunha-se um dia passado naquele que ocupa a primeira posição. “Noblesse oblige”, a Disneyland Paris encerrou o programa destes extenuantes, mas riquíssimos dias dedicados à história, cultura e civilização francesas. O país e a língua saíram da sala de aula e dos manuais escolares para adquirirem outro valor, o da gente, dos sons, dos cheiros e dos sabores, aquele valor que se espera melhor consolidar as aprendizagens realizadas ao longo dos últimos três anos em contexto escolar.