Agrupamento faz a Avaliação do Projeto Educativo

Sempre em busca da melhor qualidade de ensino, no passado dia 16 de julho o Agrupamento reuniu todo o corpo docente no auditório dos Paços da Cultura, para uma reflexão sobre a avaliação interna deste primeiro ano de trabalho conjunto. Esta autoavaliação do Projeto Educativo expressa, entre outros elementos, os resultados dos indicadores de sucesso académico dos alunos e o grau de consecução dos referenciais expressos no Projeto Educativo, de acordo com as respostas aos questionários de satisfação da comunidade escolar.
 
Considerando os diferentes campos avaliados, nomeadamente a qualidade organizacional, dos recursos, da interação com a família e comunidade e da ação pedagógica, salientam-se os resultados positivos alcançados nestes domínios.
 
No que se refere à taxa de sucesso dos alunos, seja considerada a taxa de transição de ano ou de sucesso pleno, esta situa-se sempre acima dos referenciais previstos do 1º ao 12º ano de escolaridade. A percentagem de alunos, por anos, que obtiveram média superior ou igual ao nível 4, oscila entre os 30 e os 50%.
 
Analisada a avaliação externa de que o agrupamento dispõe à data, regista-se que os resultados dos testes intermédios realizados, foram sempre superiores à média nacional assim como os resultados alcançados, pelos nossos alunos, nos exames de Português e Matemática do 4º e do 6º ano.
 
No que diz respeito à frequência das atividades extracurriculares, 53% dos alunos do agrupamento frequentaram diferentes atividades (desportivas, teatro, clube de guitarras, Eco-Escolas e interação de saberes….) notando-se a crescente interação entre as diferentes escolas do agrupamento e os diferentes níveis de ensino. A título de exemplo, o clube de guitarras é frequentado por alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade.
 
Finalmente, refere-se o facto de 10 alunos terem integrado o Quadro de Mérito do Agrupamento e 140 alunos o Quadro de Excelência, espelhando este a excelência dos resultados académicos.
 
Considerando que o objetivo principal do Projeto Educativo do Agrupamento é o desenvolvimento integral dos nossos alunos, aliando resultados escolares e formação pessoal, esta autoavaliação mostrou ainda os domínios que devem ser considerados prioritários, no próximo ano letivo. Deste trabalho, destacam-se os pontos fortes no desempenho do Agrupamento, os resultados académicos acima da média nacional e o cumprimento da quase totalidade das metas ambiciosas a que o Projeto Educativo se propôs alcançar este ano.