Após visita à Alemanha Agrupamento recebe parceiros de 5 países europeus

No cumprimento do projeto “Body & Soul” do Programa Comenius, no passado mês de março a mobilidade teve como destino a Alemanha, mais concretamente o Fiedrich-Anton von Heinitz Gymnasium, na área de Berlim. Mais uma inigualável lição de História, in loco, mais um enriquecimento cultural sem par. Localizada na antiga zona de Berlim Leste, a escola alemã proporcionou aos visitantes um contacto com toda a forma de estar e viver na escola e na sociedade do povo germânico. Calcorreando a cidade, foram carregadas de simbolismo as visitas às Portas de Brandeburgo, reabertas em 1989 após a reunificação, ao Checkpoint Charlie, posto militar de passagem de cidadãos das nações aliadas entre Berlim Oeste e Berlim Leste, ao Memorial dos Judeus Mortos na Europa, a partes restantes do Muro de Berlim, entre outras, e deixaram difícil a tarefa de relatar o que não tem explicação, principalmente para quem vive numa época em que tais acontecimentos geralmente não passam de páginas dos livros de História. Já a visita à cidade de Potsdam, com toda a sua glória prussiana e classificada como Património Cultural da UNESCO, principalmente a visita ao Palácio e Jardins Sanssouci, constituíram uma belíssima lição de classicismo.


É agora, entre o dia 4 e o dia 10, a nossa vez de acolhermos os países parceiros, tendo como mote o Património, e como não poderia deixar de ser, apostando no Património Industrial. Estamos mobilizados para divulgarmos a nossa cultura, e o que de melhor temos quer enquanto povo, quer enquanto escola, cidade, país. Serão 19 alunos, alojados em outras tantas famílias de acolhimento, acompanhados por 16 professores, oriundos da Bélgica, Alemanha, Eslovénia, Polónia e Turquia.
Fruto de um projeto das turmas do Curso Profissional de Técnico de Turismo, estará em exposição, no átrio da escola, a reprodução do traje original do Rancho Folclórico Laborânea, datado de 1937. O projeto teve o apoio da Câmara Municipal e a colaboração da Universidade Sénior, bem como do grupo Malisã, a quem desde já agradecemos.