Agrupamento comemora os 40 Anos do 25 de abril


 
No âmbito da comemoração dos 40 anos do 25 de abril, o grupo de História do Agrupamento promoveu um conjunto de atividades com o objetivo de promover o conhecimento dos factos históricos ligados a esta data. Ao longo de toda a semana, nas aulas de Português e/ou História, a atividade “Cinco minutos por abril” possibilitou aos alunos a audição e reflexão sobre poemas e músicas de intervenção.

 
 
 
No dia 23 de abril, no auditório da Secundária, realizou-se o colóquio “Estórias e Músicas de Abril” que contou com a presença de membros da Associação José Afonso: dois músicos, um ex-preso político e o presidente desta associação. Neste colóquio os palestrantes testemunharam na primeira pessoa a forma como vivenciaram o 25 de abril. 


Nos dias 23 e 24 de abril, os alunos do Agrupamento assistiram, no Centro Cultural e Desportivo de S. João da Madeira, a uma peça de teatro de carácter pedagógico, dinamizada pela companhia de teatro Educa. Nesta dramatização, de uma forma divertida, os alunos ouviram a história de uma Revolução que derrubou, sem derramamento de sangue e sem grande resistência das forças leais ao governo, o regime ditatorial herdado de Oliveira Salazar. Pela reacção dos presentes foi possível concluir que este espetáculo foi do agrado de todos os participantes.

Esta comemoração culminou com a realização de um sarau cultural “A Cantiga é uma Arma”, na quinta-feira 24 de abril, pelas 21h00, no auditório da Secundária, aberto a toda a comunidade escolar. Neste sarau, os intervenientes foram os alunos, encarregados de educação e a Associação Ecos Urbanos. Ao longo da noite, num ambiente participado e animado, muitas foram as formas de experienciarmos pelo canto valores que foram de abril e que permanecem atuais.