Avançar para o conteúdo principal

Parlamento do Profissional

           No dia 11 do março ocorreu no auditório da Secundária, a atividade Parlamento do Profissional que foi subordinado ao tema da promoção de uma região ideal - Entre Douro e Vouga. Esta atividade, desenvolvida no âmbito da disciplina de Área de Integração, destinou-se a todos os alunos do 10º ano dos Cursos Profissionais do nosso Agrupamento.

A atividade, onde foi proposto aos alunos a identificação de problemas que afetam o desenvolvimento da região problematizando sobre estratégias e medidas de intervenção, desenvolveu-se em duas fases distintas. Na primeira fase, em contexto de turma, os alunos, divididos em pequenos grupos, constituíram o partido, identificaram os problemas e propuseram medidas, tendo no final sido selecionadas as duas melhores propostas. Na segunda fase, cada um dos “partidos” selecionados, apresentou as suas medidas, defendeu-as em debate e viu-se no final submetido a sufrágio. O partido mais votado foi o PJM (Partido Juvenil de Mecatrónica) representada pelos alunos, David Reis e Gerson Pinho, do Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial - Mecatrónica Automóvel. A medida mais votada foi a da construção de um centro de estágio de alto rendimento na região, apresentada pelo partido vencedor como forma de dinamizar a economia regional e polarizar a região como referência no desporto nacional, contribuindo para a diminuição do desemprego e para a fixação de populações.

            Esta atividade teve como objetivo aplicar na prática as temáticas da construção da democracia e da identidade regional, ao mesmo tempo que pretendeu promover um maior interesse e uma maior participação cívica, por parte dos alunos, nas estruturas com poder decisório do nosso país.



Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.