Parlamento do Profissional

           No dia 11 do março ocorreu no auditório da Secundária, a atividade Parlamento do Profissional que foi subordinado ao tema da promoção de uma região ideal - Entre Douro e Vouga. Esta atividade, desenvolvida no âmbito da disciplina de Área de Integração, destinou-se a todos os alunos do 10º ano dos Cursos Profissionais do nosso Agrupamento.

A atividade, onde foi proposto aos alunos a identificação de problemas que afetam o desenvolvimento da região problematizando sobre estratégias e medidas de intervenção, desenvolveu-se em duas fases distintas. Na primeira fase, em contexto de turma, os alunos, divididos em pequenos grupos, constituíram o partido, identificaram os problemas e propuseram medidas, tendo no final sido selecionadas as duas melhores propostas. Na segunda fase, cada um dos “partidos” selecionados, apresentou as suas medidas, defendeu-as em debate e viu-se no final submetido a sufrágio. O partido mais votado foi o PJM (Partido Juvenil de Mecatrónica) representada pelos alunos, David Reis e Gerson Pinho, do Curso Profissional de Técnico de Manutenção Industrial - Mecatrónica Automóvel. A medida mais votada foi a da construção de um centro de estágio de alto rendimento na região, apresentada pelo partido vencedor como forma de dinamizar a economia regional e polarizar a região como referência no desporto nacional, contribuindo para a diminuição do desemprego e para a fixação de populações.

            Esta atividade teve como objetivo aplicar na prática as temáticas da construção da democracia e da identidade regional, ao mesmo tempo que pretendeu promover um maior interesse e uma maior participação cívica, por parte dos alunos, nas estruturas com poder decisório do nosso país.