Avançar para o conteúdo principal

Palestra sobre Gestão da sala de aula e Prevenção da indisciplina

            No passado dia 25 de fevereiro, o Agrupamento promoveu nos Paços da Cultura, uma palestra subordinada ao tema da Gestão da Sala de Aula e Prevenção da Indisciplina dirigida a todos os docentes de 2º e 3º ciclos e ensino secundário.
 
Para o efeito foi convidada a Dra. Lurdes Veríssimo, psicóloga, doutorada na área da Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, formadora e investigadora em diversas áreas relacionadas com a educação, professora na Universidade Católica Portuguesa, onde é também coordenadora do programa “Aprender a Educar – programa para professores e educadores” que tem como objetivo dar resposta aos desafios específicos que emergem no contexto escolar.
 
Sendo a indisciplina um fenómeno de grande eco social que preocupa todos os intervenientes no processo educativo e um dos problemas que mais aflige as escolas, mais perturba as aprendizagens, mais tempo faz perder aos alunos, mais notícias proporciona à comunicação social e mais angustia os professores, foi intenção da direção do Agrupamento, e indo ao encontro das grandes linhas orientadoras do projeto educativo, proporcionar aos cento e trinta docentes que quiseram ir mais além na compreensão das questões da educação, uma reflexão sobre estratégias educativas promotoras de uma adequada gestão da sala de aula e preventivas de comportamentos de indisciplina antes que esta ocorra. Em educação, como aliás em tudo na vida, “mais vale prevenir do que remediar”

 

Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.