Avançar para o conteúdo principal

Jornadas à Noite: Café Concerto – Literatura e Revolução

          No âmbito das IIIas Jornadas João da Silva Correia, o departamento de Língua Portuguesa  dinamizou a atividade Literatura e Revolução, na noite de quinta-feira, 27 de fevereiro, na escola sede que, em registo de café concerto, reuniu alguns representantes da comunidade educativa. A iniciativa contou com a presença do Dr. João Lima (Universidade de Oxford), um especialista na área da História, e com a participação musical das alunas Maria Garcia e Débora Silva, tendo como mote a comemoração do 40º aniversário do 25 de abril.
 


            O nosso ilustre convidado, e excelente comunicador, perante o desafio que lhe foi colocado, partiu das suas experiências de leitura para traçar um breve retrato da produção literária antes e pós 25 de abril, elegendo como pano de fundo a questão da censura como principal obstáculo à criação artística em geral, e literária em particular. Falou também da falta de hábitos de leitura dos nossos jovens, relembrando que o índice de desenvolvimento de um país se mede pelo nível de circulação de pessoas, bens e ideias, dando enfâse a esta última, para concluir que o que verdadeiramente está na origem da crise não é só a questão financeira, é também, e sobretudo, a falta de ideias e a falta de tempo para ler, para conversar e debater pontos de vista.
 
 
 
O serão foi sendo pontilhado por apontamentos musicais, temas associados à chamada música de intervenção, relembrando poetas como António Gedeão, Manuel Alegre e Ary dos Santos, mas também os Deolinda, momentos estes que conquistaram a atenção do público presente, a quem agradecemos.



Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.


Corta Mato Escolar no Agrupamento