EB 2/3 - Projeto "Da Semente à Arvore" - parte II


No passado dia 21 de fevereiro a EB 2/3 recebeu a segunda atividade do projeto-piloto “Da Semente à Árvore”.
 
Como noticiámos em novembro último, este projeto em que a nossa escola está entusiasticamente envolvida nasceu no âmbito do FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – e é um esforço planeado e coordenado por várias organizações e cidadãos com o objetivo de criar florestas urbanas nativas nesta região.  
Com este projeto pretende-se reflorestar 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão com cerca de 100.000 árvores de espécies espontâneas da região, ao mesmo tempo que se espera informar e formar os cidadãos sobre a importância da floresta nativa, bem como estimular a participação de todos os interessados em atividades de criação e melhoria das florestas metropolitanas.
Depois da primeira fase, que ocorreu a 15 de novembro - em que os nossos alunos começaram por ouvir e fazer perguntas aos técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e da nossa Câmara Municipal, tendo depois passado à prática fazendo uma sementeira de bolotas -, a equipa voltou agora à escola. Desta vez, o objetivo foi dotar os pais e os alunos de conhecimentos sobre como plantar as árvores, fotografar e mostrar como utilizar o mapa colaborativo criado especialmente para este projeto.

Dado que os sobreiros semeados pelos alunos, em novembro, ainda não estão prontos para o transplante, foi entregue a cada família um medronheiro (Arbutus unedo), espécie nativa, para plantar e cuidar ao longo da vida podendo assim usufruir da sua beleza, sombra e frutos.


Este acompanhamento da evolução da árvore por parte de cada plantador é fundamental.

No final de março teremos com certeza mais novidades!