Avançar para o conteúdo principal

EB 2/3 - Projeto "Da Semente à Arvore" - parte II


No passado dia 21 de fevereiro a EB 2/3 recebeu a segunda atividade do projeto-piloto “Da Semente à Árvore”.
 
Como noticiámos em novembro último, este projeto em que a nossa escola está entusiasticamente envolvida nasceu no âmbito do FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto – e é um esforço planeado e coordenado por várias organizações e cidadãos com o objetivo de criar florestas urbanas nativas nesta região.  
Com este projeto pretende-se reflorestar 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão com cerca de 100.000 árvores de espécies espontâneas da região, ao mesmo tempo que se espera informar e formar os cidadãos sobre a importância da floresta nativa, bem como estimular a participação de todos os interessados em atividades de criação e melhoria das florestas metropolitanas.
Depois da primeira fase, que ocorreu a 15 de novembro - em que os nossos alunos começaram por ouvir e fazer perguntas aos técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e da nossa Câmara Municipal, tendo depois passado à prática fazendo uma sementeira de bolotas -, a equipa voltou agora à escola. Desta vez, o objetivo foi dotar os pais e os alunos de conhecimentos sobre como plantar as árvores, fotografar e mostrar como utilizar o mapa colaborativo criado especialmente para este projeto.

Dado que os sobreiros semeados pelos alunos, em novembro, ainda não estão prontos para o transplante, foi entregue a cada família um medronheiro (Arbutus unedo), espécie nativa, para plantar e cuidar ao longo da vida podendo assim usufruir da sua beleza, sombra e frutos.


Este acompanhamento da evolução da árvore por parte de cada plantador é fundamental.

No final de março teremos com certeza mais novidades!


Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.