Alunos da Secundária Participam numa Ação de Formação da Young Volunteam

Decorreu na escola sede do Agrupamento, no passado dia vinte e quatro de março, uma ação de formação enquadrada no projeto Young Volunteam com a presença das formadoras, vindas de Lisboa, Teresa e Vanessa e dos alunos das turmas, 12º A, turma dinamizadora do projeto e do 10º F.
 
 Este projeto, organizado pela Caixa Geral Depósitos, em conjunto com a Sair da Casca, a Entreajuda e o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE) e do Programa Juventude em Ação da Comissão Europeia, está direcionado para os alunos do Ensino Secundário tem como objetivo sensibilizar toda a comunidade escolar para a prática do voluntariado enquanto expressão de cidadania ativa, procurando ao mesmo tempo desenvolver através do voluntariado competências nos jovens em diferentes eixos: inclusão social, educação, empreendedorismo, emprego e cidadania.
 
 
Nesta ação de formação inicial os alunos tiveram a oportunidade de contactar com diferentes temáticas dentro do tema do voluntariado, bem como adquirir conhecimentos para serem eles próprios a dinamizar um conjunto de 4 sessões junto de escolas do Ensino Básico, nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos, assumindo desta forma a responsabilidade de formarem os seus colegas mais novos.
 
As doze alunas diretamente envolvidas neste projeto estão já a desenvolver esforços para dar corpo e forma a uma ideia feliz! No seu projeto irão contemplar a Cerci de S. João da Madeira e a Ani São-João. Na próxima 4ª feira, 2 de abril, irão buscar à Ani São-João alguns cães que irão em passeio, até à Cerci. Aí o objetivo será proporcionar o contacto desses cães com alguns dos utentes da instituição. O que acreditamos que será uma experiência única.

No seu plano de ação estão também programados ateliers de pintura e música com utentes da Cerci. Recordamos que decorre neste momento uma ação de recolha de material de desenho, que se destina a enriquecer as atividades plásticas a desenvolver por este grupo de alunas que dá pelo nome J.S.C. – Jovens Solidárias e Cooperativas.

Elas contam com o nosso apoio!

Young Volunteam – Dá mais ao mundo