Parlamento dos Jovens - Secundário




O programa Parlamento dos Jovens é uma atividade promovida pela Assembleia da República, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate dos temas da atualidade. Envolve escolas de todo o país e é composto pelas fases escolar, regional e nacional.
No passado dia 13 de Janeiro, realizaram-se diversas atividades, na Secundária, inseridas neste programa. Da parte de manhã, no auditório, realizou-se um debate introdutório subordinado ao tema: “Crise demográfica (emigração, natalidade, envelhecimento) ”. Este debate contou com a presença do Deputado à Assembleia da República, Dr. Paulo Cavaleiro. O convidado começou por apresentar as funções, organização e funcionamento da Assembleia da República, tendo também apresentado exemplos do trabalho realizado nas Comissões. Concluiu esta exposição salientando que, no seu entendimento, os Deputados deveriam ter mais tempo para poderem estar mais próximos dos eleitores.


Após uma breve introdução sobre a importância do tema em debate, foi dada a possibilidade aos alunos presentes de colocarem questões ao palestrante. A oportunidade foi bem aproveitada pelos alunos, já que ao longo de 60 minutos foram colocando diversas questões sobre os mais variados temas: a emigração dos jovens, o Primeiro-Ministro, o desemprego em Portugal, o trabalho realizado pelos Deputados, entre outros. A todas estas questões o Deputado foi respondendo, tendo salientado que a mudança depende de todos, o que geralmente não acontece, mostrando o exemplo da fraca participação nas últimas eleições municipais.
 

Da parte da tarde, realizou-se um debate sobre a crise demográfica, com a participação de todos os alunos inscritos no Parlamento. Com uma participação record, 6 listas, envolvendo 8 turmas a Escola assistiu a um grande exemplo de empenho e participação cívica dos nossos alunos.


No dia 16 de Janeiro, após a campanha eleitoral realizou-se a Sessão Escolar com a presença dos 31 deputados eleitos que escolheram os motivos, as medidas e os candidatos da nossa Escola à Sessão Distrital.
Estão de parabéns os alunos que integraram as listas e os deputados eleitos que foram a debate!

Para a Sessão Distrital do Ensino Secundário, representarão a Escola, como deputados efetivos, os alunos João Cunha do 11º A e Cláudia Oliveira do 12º A, sendo suplente a aluna Eduarda Santos do 12º C. Como candidata à Presidência da Sessão Distrital, a aluna Sara Glória do 12º A.
Resta-nos fazer votos de que, na Sessão Distrital, os deputados eleitos repitam o exemplo de empenho cívico e que representem dignamente a Escola com a sua prestação.