Projeto da “semente à árvore” arranca na EB 2/3


  Este projeto nasce no âmbito do FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto - é um esforço planeado e coordenado por várias organizações e cidadãos, com o objetivo de criar florestas urbanas nativas nesta região que precisa de enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os seus solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas.
O que se pretende exatamente? Pretende-se reflorestar cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão com cerca de 100.000 árvores de espécies espontâneas da região ao mesmo tempo que se espera informar e formar os cidadãos sobre a importância da floresta nativa e estimular a participação de todos os interessados em atividades de criação e melhoria das florestas metropolitanas. 

A EB2.3 de S. João da Madeira já aderiu entusiasticamente a esta iniciativa piloto tendo feito no dia 15 de novembro recolha de bolotas e recebido no dia 22 a Dra. Marta Pinto do Centro regional de excelência de educação para o desenvolvimento sustentável da área metropolitana do Porto (CRE.P), o Eng.º Luís Corte-Real do Instituto da Conservação da Natureza (ICNF), o arquiteto Nuno Gomes Lopes, voluntário do FUTURO, e a Engª Vera Neves, da Câmara Municipal de S. João da Madeira.
O dia foi preenchido com uma conversa sobre a floresta nativa e terminou com uma sementeira de bolota de carvalho. Os alunos tinham muitas perguntas e dedicaram-se de corpo e alma à sementeira como se pode constatar através de registos fotográficos.
Em fevereiro de 2014, a mesma equipa voltará à escola para dinamizar uma sessão sobre como fazer um mapa das árvores nativas que serão plantadas brevemente.

O engenheiro do Instituto da Conservação da Natureza mostra o interior de um bogalho