Avançar para o conteúdo principal

Projeto da “semente à árvore” arranca na EB 2/3


  Este projeto nasce no âmbito do FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto - é um esforço planeado e coordenado por várias organizações e cidadãos, com o objetivo de criar florestas urbanas nativas nesta região que precisa de enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os seus solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas.
O que se pretende exatamente? Pretende-se reflorestar cerca de 100 hectares de áreas ardidas, livres ou que necessitam de reconversão com cerca de 100.000 árvores de espécies espontâneas da região ao mesmo tempo que se espera informar e formar os cidadãos sobre a importância da floresta nativa e estimular a participação de todos os interessados em atividades de criação e melhoria das florestas metropolitanas. 

A EB2.3 de S. João da Madeira já aderiu entusiasticamente a esta iniciativa piloto tendo feito no dia 15 de novembro recolha de bolotas e recebido no dia 22 a Dra. Marta Pinto do Centro regional de excelência de educação para o desenvolvimento sustentável da área metropolitana do Porto (CRE.P), o Eng.º Luís Corte-Real do Instituto da Conservação da Natureza (ICNF), o arquiteto Nuno Gomes Lopes, voluntário do FUTURO, e a Engª Vera Neves, da Câmara Municipal de S. João da Madeira.
O dia foi preenchido com uma conversa sobre a floresta nativa e terminou com uma sementeira de bolota de carvalho. Os alunos tinham muitas perguntas e dedicaram-se de corpo e alma à sementeira como se pode constatar através de registos fotográficos.
Em fevereiro de 2014, a mesma equipa voltará à escola para dinamizar uma sessão sobre como fazer um mapa das árvores nativas que serão plantadas brevemente.

O engenheiro do Instituto da Conservação da Natureza mostra o interior de um bogalho

Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.