DIA 3 DE DEZEMBRO – UM DIA DIFERENTE



Decorreu na escola sede do nosso Agrupamento, no passado dia 3 de dezembro, a comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Durante a manhã, decorreram no ginásio da escola sede atividades relacionadas com o desporto adaptado, nomeadamente boccia, basquetebol de cadeira de rodas, goalball, voleibol sentado, um circuito para invisuais e atividades sensoriais. Foram também organizadas atividades direcionadas para os mais jovens, pré-escolar e primeiro ciclo, como a “piscina de bolas” e “jogos de precisão”. 






Os alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva foram responsáveis pelo acompanhamento/supervisão de todos os alunos envolvidos nas diferentes estações das atividades desportivas, contando com a colaboração de alguns alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo.

A receção e encaminhamento dos alunos das escolas envolvidas, assim como aos participantes na palestra sobre Autismo que decorreu durante a tarde, estiveram a cargo dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo.
Ainda neste dia, os formandos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Hotelaria da CERCI de São João da Madeira, com a supervisão da formadora Juliana, procederam à oferta de biscoitos e tostas com compota para degustação, na sala dos professores e à venda de sacos de biscoitos e compotas no hall de entrada. Com a monitorização da formadora Ermiliana, estiveram os formandos do Curso Profissional de Operador de Fabrico Calçado e Marroquinaria, que ao longo do dia apresentaram uma exposição/venda de artigos MCC e um atelier de marroquinaria.
A comemoração da efeméride no agrupamento culminou com a palestra “Dois dedos de conversa sobre Autismo”, com a presença da Dra. Noémia Coleta e a participação de professores, assistentes operacionais, pais de alguns alunos com necessidades educativas especiais, bem como de técnicos das diferentes áreas.



Foi um dia diferente, em que se pretendeu realçar, sobretudo, a importância da inclusão de alunos com diferenças na escola e no meio em que vivem, uma vez que “inclusão é o privilégio de conviver com a diferença”.