Avançar para o conteúdo principal

DIA 3 DE DEZEMBRO – UM DIA DIFERENTE



Decorreu na escola sede do nosso Agrupamento, no passado dia 3 de dezembro, a comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Durante a manhã, decorreram no ginásio da escola sede atividades relacionadas com o desporto adaptado, nomeadamente boccia, basquetebol de cadeira de rodas, goalball, voleibol sentado, um circuito para invisuais e atividades sensoriais. Foram também organizadas atividades direcionadas para os mais jovens, pré-escolar e primeiro ciclo, como a “piscina de bolas” e “jogos de precisão”. 






Os alunos do 12º ano do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva foram responsáveis pelo acompanhamento/supervisão de todos os alunos envolvidos nas diferentes estações das atividades desportivas, contando com a colaboração de alguns alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo.

A receção e encaminhamento dos alunos das escolas envolvidas, assim como aos participantes na palestra sobre Autismo que decorreu durante a tarde, estiveram a cargo dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Turismo.
Ainda neste dia, os formandos do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Hotelaria da CERCI de São João da Madeira, com a supervisão da formadora Juliana, procederam à oferta de biscoitos e tostas com compota para degustação, na sala dos professores e à venda de sacos de biscoitos e compotas no hall de entrada. Com a monitorização da formadora Ermiliana, estiveram os formandos do Curso Profissional de Operador de Fabrico Calçado e Marroquinaria, que ao longo do dia apresentaram uma exposição/venda de artigos MCC e um atelier de marroquinaria.
A comemoração da efeméride no agrupamento culminou com a palestra “Dois dedos de conversa sobre Autismo”, com a presença da Dra. Noémia Coleta e a participação de professores, assistentes operacionais, pais de alguns alunos com necessidades educativas especiais, bem como de técnicos das diferentes áreas.



Foi um dia diferente, em que se pretendeu realçar, sobretudo, a importância da inclusão de alunos com diferenças na escola e no meio em que vivem, uma vez que “inclusão é o privilégio de conviver com a diferença”.


Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.


Corta Mato Escolar no Agrupamento