Projeto Comenius leva à Turquia delegação da escola secundária


No âmbito de uma parceria multilateral do Programa Comenius, a escola sede do Agrupamento João da Silva Correia integrou o projeto “Body & Soul” para o biénio 2013-2015. Sob o alto patrocínio da União Europeia, e em Portugal da Agência Nacional PROALV, o Programa Comenius visa o desenvolvimento de projetos escolares que promovam a dimensão europeia da educação e a diversidade cultural, apoiando o desenvolvimento de atividades de cooperação entre escolas e oferecendo aos alunos e professores dos diferentes países europeus a oportunidade de trabalharem em conjunto sobre temas de interesse comum.



É hoje ponto assente que as sociedades se vão modificando de acordo com a tendência planetária de globalização. No entanto, o reconhecimento e a aceitação da diversidade como fator de riqueza universal são valores que, se universalmente aceites, permitirão que ainda que se vá modificando, cada cultura permaneça a mesma. Aos alunos e professores que participam neste projeto, é colocado o desafio de não se confinarem a uma identidade fechada, mas de descobrirem na diferença um desafio para continuarem a evoluir e a mudar de forma construtiva, quer a nível pessoal, como a nível profissional.

Desta parceria fazem parte Portugal, Turquia, Eslovénia, Polónia, Alemanha e Bélgica. A primeira mobilidade realizou-se à Turquia de 9 a 16 do presente mês, tendo todas as escolas dos países parceiros visitado o Erdemir Anadolu Lisesi, na cidade de Zonguldak, situada na Ásia Menor, na Margem do Mar Negro. Zonguldak é uma cidade portuária e mineira, trabalhando grande parte da população masculina na exploração de minas de carvão. O povo é extremamente acolhedor e os parceiros turcos tudo fizeram para agradarem e fazerem sentir quanto era bem-vinda a presença dos países parceiros. Esta estadia na Turquia foi uma experiência inigualável para os participantes e que ficará, certamente, para sempre guardada na sua memória. A referência a sultões, califas e vizires, as heranças dos impérios bizantino e otomano, o contacto com a cultura muçulmana, percetível não só pelo exterior - no regular chamamento do muezim para a oração na mesquita e no uso dos véus e burkas -, mas também vivenciado pelos alunos através dos hábitos quotidianos das famílias de acolhimento, constituíram um contributo ímpar para a sua formação global, para a promoção da tolerância e para a desejável aceitação da diferença como fator de enriquecimento cultural. O islamismo, religião seguida por 80% da população turca e frequentemente tema fraturante no mundo ocidental, surge na Turquia em diferentes níveis, coabitando praticantes, não praticantes, outras religiões e não crentes, de forma tolerante e pacífica.

No entanto, apesar das muitas diferenças, não são raras as semelhanças entre a cultura turca e a portuguesa. Começando nas muitas similitudes arquitetónicas, passando por alguma gastronomia e pela língua, conclui-se que, afinal, apesar de tão distantes, temos muito em comum. Não foi difícil detetar as origens dos azulejos portugueses, o peixinho frito apresentado como especialidade do Mar Negro, é irmão gémeo do nosso “jaquinzinho” e, afinal, na Ásia as pessoas também se sentam a uma “mesa”, sobem uma “rampa” e constroem casas com “cimento”! E esta, hem?


A escola aproveita a oportunidade para agradecer à Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Museu de Chapelaria e Turismo Industrial, a colaboração prestada na divulgação da nossa cidade.