Avançar para o conteúdo principal
CERIMÓNIA DA ENTREGA DOS DIPLOMAS - SECUNDÁRIO 
 
No passado dia 4, realizou-se a cerimónia da atribuição dos diplomas aos alunos do Secundário. Como já vai sendo habitual, agora pelas 21h de forma a possibilitar a participação de todos os alunos que já se encontram a frequentar o ensino superior, realizou-se na sede do Agrupamento a cerimónia de entrega dos Diplomas aos alunos que concluíram o Ensino Secundário, incluindo também as turmas dos cursos Profissional de Técnico de Mecatrónica e Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial da Escola E.B. 2/3. A cerimónia foi igualmente dedicada a todos os alunos do Secundário que integraram os Quadro de Mérito e Excelência do Agrupamento, bem como aos alunos do 12º ano que integraram o Clube de Teatro Lua Nova. Relembramos que o Quadro de Mérito premeia ações meritórias praticadas dentro ou fora da Escola, enquanto a integração no Quadro de Excelência depende exclusivamente do resultado das avaliações obtidas no final do ano letivo.

À semelhança dos anos anteriores, a Autarquia não deixou de estar presente neste reconhecimento do mérito e da excelência dos nossos alunos, nas pessoas do seu Presidente, Ricardo Figueiredo e da Vereadora da Educação, Dr.ª Dilma Nantes.
 
Também como vem sendo tradição, a escola convidou um antigo aluno com reconhecimento nacional /internacional na sua área profissional. Com esta iniciativa, pretende-se que os alunos tenham o testemunho, em primeira mão, de profissionais que um dia passaram pelo seu lugar e que, fruto do empenho, rigor e qualidade do seu trabalho, ocupam lugares de destaque nos mais variados setores do nosso país. Coube este ano a José Vieira, Administrador da conhecida empresa de lápis Viarco, única fábrica do seu setor na Península Ibérica, que leva longe o nome da nossa cidade.
 
 
A Diretora do Agrupamento iniciou a cerimónia felicitando os alunos presentes, uns pela conclusão de um ciclo de estudos, o ensino secundário, outros porque integraram o Quadro de Mérito e de Excelência. Referiu que os diplomas atribuídos são a prova de que são capazes e que a escola lhes reconheceu o esforço, dedicação e valor. Por outro lado, congratulou-se com o elevado número de alunos do Secundário premiados com os Quadros de Honra e Excelência (16%). Frisou, ainda, que os alunos levam na bagagem incomensuráveis ferramentas, ferramentas essas que os professores ajudaram a construir, tais como a criatividade, flexibilidade de espírito, abertura e empreendedorismo. Os alunos devem fazer uso delas, está na altura de as por em prática, de as aplicar.
Tomando a palavra, José Vieira dirigiu-se aos alunos, pondo a tónica da sua mensagem na necessidade dos futuros agentes de desenvolvimento do país, ousarem ser diferentes e empreendedores, procurando a motivação e rejeitando uma atitude passiva que não estimula a criatividade. O aluno deve ser curioso, obrigar-se a ir sempre mais além na aquisição de conhecimentos e de novas competências. O saber não se esgota nos programas. Aquilo que hoje nos parece ultrapassado ou inútil, amanhã pode tornar-se numa ferramenta indispensável. Numa sociedade cada vez mais competitiva, o futuro dos alunos terá de ser em grande parte construído a partir da sua própria vontade de ir mais além e de fazer a diferença. No final, José Vieira, dirigiu-se aos professores pedindo-lhes que, apesar das dificuldades que a Escola atravessa, não abandonem nunca o seu espirito de missão. José Vieira fez a entrega dos prémios aos melhores alunos do Agrupamento, Joana Silva, do Curso Científico-Humanístico e Jorge Andrade, do Curso Profissional de Mecatrónica Automóvel.
 
  



 

Mensagens populares deste blogue

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.


3º ano da EB1/JI de Carquejido - 1º lugar no projeto "No poupar está o ganho"

A turma do 3º ano da EB1/JI de Carquejido,ao longo deste ano letivo 2015/2016 e a convite da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, desenvolveu o projeto “No poupar está o ganho”. Desde logo a turma abraçou o Projeto e foram diversas e variadas as atividades desenvolvidas em sala de aula, entre outras, envolvendo também a comunidade escolar e até a comunidade local. Estas atividades, sempre bem cultivadas e granjeadas, despertaram a curiosidade dos alunos e aguçaram o seu engenho, dotando desta forma os alunos de novos saberes, teóricos e práticos. O culminar do projeto foi a participação no concurso final. Através de um filme que reuniu fotos, vídeos, trabalhos realizados e uma música original com os alunos do 3ºano como intérpretes, a turma venceu o 1º lugar a nível concelhio! Tal facto valeu-lhe o convite para a apresentação do trabalho final numa Sessão Pública, no próximo dia 8 de junho, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, com a presença de Sua Excelência o Senhor Pre…

Cerimónia de Entrega de Diplomas