Avançar para o conteúdo principal
CERIMÓNIA DA ENTREGA DOS DIPLOMAS - SECUNDÁRIO 
 
No passado dia 4, realizou-se a cerimónia da atribuição dos diplomas aos alunos do Secundário. Como já vai sendo habitual, agora pelas 21h de forma a possibilitar a participação de todos os alunos que já se encontram a frequentar o ensino superior, realizou-se na sede do Agrupamento a cerimónia de entrega dos Diplomas aos alunos que concluíram o Ensino Secundário, incluindo também as turmas dos cursos Profissional de Técnico de Mecatrónica e Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial da Escola E.B. 2/3. A cerimónia foi igualmente dedicada a todos os alunos do Secundário que integraram os Quadro de Mérito e Excelência do Agrupamento, bem como aos alunos do 12º ano que integraram o Clube de Teatro Lua Nova. Relembramos que o Quadro de Mérito premeia ações meritórias praticadas dentro ou fora da Escola, enquanto a integração no Quadro de Excelência depende exclusivamente do resultado das avaliações obtidas no final do ano letivo.

À semelhança dos anos anteriores, a Autarquia não deixou de estar presente neste reconhecimento do mérito e da excelência dos nossos alunos, nas pessoas do seu Presidente, Ricardo Figueiredo e da Vereadora da Educação, Dr.ª Dilma Nantes.
 
Também como vem sendo tradição, a escola convidou um antigo aluno com reconhecimento nacional /internacional na sua área profissional. Com esta iniciativa, pretende-se que os alunos tenham o testemunho, em primeira mão, de profissionais que um dia passaram pelo seu lugar e que, fruto do empenho, rigor e qualidade do seu trabalho, ocupam lugares de destaque nos mais variados setores do nosso país. Coube este ano a José Vieira, Administrador da conhecida empresa de lápis Viarco, única fábrica do seu setor na Península Ibérica, que leva longe o nome da nossa cidade.
 
 
A Diretora do Agrupamento iniciou a cerimónia felicitando os alunos presentes, uns pela conclusão de um ciclo de estudos, o ensino secundário, outros porque integraram o Quadro de Mérito e de Excelência. Referiu que os diplomas atribuídos são a prova de que são capazes e que a escola lhes reconheceu o esforço, dedicação e valor. Por outro lado, congratulou-se com o elevado número de alunos do Secundário premiados com os Quadros de Honra e Excelência (16%). Frisou, ainda, que os alunos levam na bagagem incomensuráveis ferramentas, ferramentas essas que os professores ajudaram a construir, tais como a criatividade, flexibilidade de espírito, abertura e empreendedorismo. Os alunos devem fazer uso delas, está na altura de as por em prática, de as aplicar.
Tomando a palavra, José Vieira dirigiu-se aos alunos, pondo a tónica da sua mensagem na necessidade dos futuros agentes de desenvolvimento do país, ousarem ser diferentes e empreendedores, procurando a motivação e rejeitando uma atitude passiva que não estimula a criatividade. O aluno deve ser curioso, obrigar-se a ir sempre mais além na aquisição de conhecimentos e de novas competências. O saber não se esgota nos programas. Aquilo que hoje nos parece ultrapassado ou inútil, amanhã pode tornar-se numa ferramenta indispensável. Numa sociedade cada vez mais competitiva, o futuro dos alunos terá de ser em grande parte construído a partir da sua própria vontade de ir mais além e de fazer a diferença. No final, José Vieira, dirigiu-se aos professores pedindo-lhes que, apesar das dificuldades que a Escola atravessa, não abandonem nunca o seu espirito de missão. José Vieira fez a entrega dos prémios aos melhores alunos do Agrupamento, Joana Silva, do Curso Científico-Humanístico e Jorge Andrade, do Curso Profissional de Mecatrónica Automóvel.
 
  



 

Mensagens populares deste blogue

Cerimónia de Entrega de Diplomas

Corta Mato Escolar no Agrupamento

Alunos do 3º ciclo assistem ao espetáculo "Eça Agora!"

O espetáculo "Eça Agora!" decorreu nos Paços da Cultura no âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares e foi promovido pela Câmara Municipal de São João da Madeira.

            Participaram neste momento de "contação de histórias" todas as turmas do 3ºciclo, do nosso Agrupamento, as quais "viajaram" à época de Eça de Queirós e ficaram a conhecer dois dos contos do grande escritor português.       Num cenário minimalista e munidos de malas pop-ups que ilustraram partes das histórias "A Aia" e "O Tesouro", três contadores deram a conhecer a vida de Eça, fizeram rir e refletir.