MOMENTO DE POESIA
Alunos 4º ano EB1 Casaldelo

S. João Bela Cidade

São João bela cidade
Com o seu brasão me encanta
Seus monumentos deixam saudade
A quem a visita e canta!

Cidade do trabalho
Com fábricas de mil ofícios
Chapéus, calçado e lápis
Trazem mil benefícios!

Chapéus com fita ou laço
Sejam de senhora ou senhor
Para serem tão famosos
Só mesmo com muito labor!

São João da Madeira
Terra de gente feliz
Dos lápis, aos chapéus
Somos únicos no país!

A estátua do sapateiro
É um marco da cidade
É o orgulho do nosso povo
Que o relembra com saudade!

É uma cidade moderna
De grande iniciativa cultural
Encontro de escritores e ilustradores
São o brio municipal!

A nossa bela terra
É um lugar de inspiração
A ela dedicamos esta poesia
Com emoção e gratidão!
Poesia coletiva da Turma

A Casa do Amor
 
- Mãe, quero ir à casa do amor!
- Leonor agora não!
O pai torceu a perna.
E está com muita dor!

- Mãe, e agora,
Posso ir à casa do amor?
- Não filha. Só depois do teu irmão
À padaria for!

- Mãe anda, vamos à casa do amor:
O pai já não está com dor
E o mano já foi à padaria.
 Espera um pouco, espera Leonor!

- Mãe corre comigo!
- Estou a ir Leonor.
Já te estou a acompanhar,
Já estou a correr contigo.

- Mãe, afinal onde é a casa do amor?
- A casa do amor é aqui!
- Mas, mãe aqui é o nosso jardim,
Que tem muita relva e uma flor!

- Querida, não há casa para o amor.
O amor está nos corações bondosos.
- Como, o meu e o teu mamã?
- Sim filha, como os nossos corações,
Que estão unidos, por um enooorme calor…
Maria João Carvalho

O meu Pai

O pai é um dos rostos
Que o afeto pode ter
É a voz que nos protege
E nos faz adormecer.
Dizem que o pai tem um dia
Que devemos festejar
Mas todos os dias são seus
Quando sabemos amar.
Um pai nosso amigo
Que nos ama a valer
É o tesouro mais querido
Que um filho pode ter
Tenho um grande amigo
Amigo do coração
É o meu pai querido
Como ele, não há não.
Beatriz Leitão

Pai, Paizão

Pai, gosto muito de estar contigo,
És o meu porto de abrigo.

És o melhor do mundo
Não consigo estar sem ti um segundo.

Sem ti, ninguém me atura,
Mas contigo, estou segura.
Á noite, ao luar
Contas-me uma história de encantar
És o meu rei e eu a tua princesa
Não há neste mundo maior certeza.
Agora para terminar
Um abraço te quero dar.

Adoro-te paizão
Estarás para sempre no meu coração.

Bruna Mortágua

SAUDADE
Olá a todos!
Recebi um convite
Para uma poesia escrever
Peço a máxima atenção
Para o que vou dizer:
Sou criança e sou feliz

E com gosto para aprender
Para isso já sei…
Que muito tenho que fazer!
Auxiliares e professora
Muito me têm ajudado
e a mamã lá em casa,

para eu ser mais organizado !
Adoro a minha escola
e a professora em especial
que nestes últimos quatro anos
teve um papel fundamental.
Amiga, meiga e compreensiva
E de uma sabedoria infinita
Assim é a nossa querida professora
Especial e muito bonita.
Saudade …
Muita saudade…
Eu um dia vou ter

Deste grupo especial
Que me fez …
… crescer!

Hugo

Pai
És quem me acorda diariamente
Todas as semanas, todo o ano,
Sempre com alegria e sorridente,
Acordas-nos bem, a mim e ao mano!
Pai és o meu porto de abrigo,
Em ti gosto de atracar o meu barquinho
És o meu melhor amigo
Daqui te mando um beijinho!
Gonçalo Maia 

PAI
Pai,
 cai nos meus braços
Neste dia especial
Que acontece em todos os marços.

Dia do Pai
Para ti e para mim
Um dia especial
Que cheira a jasmim.

O teu amor
No meu coração
O guardo
Com emoção e gratidão!

Todos os dias
Me lembro de ti.
Pai, vem comigo divertido
E segue o meu coração derretido!
Íris  Franco

Paizinho
Adoro-te Paizinho
Nunca te vou esquecer
És meu amiguinho
Sei que tu me vais proteger!

Usas óculos
Mas isso não te faz diferente.
Castanhos são os teus olhos
Estás sempre bem presente.

És elegante
Tu e a mãe fazem um belo casal
Quando eu faço asneiras
Vocês não me levam a mal!

És professor
E muito estudioso!
És muito trabalhador
E muito, muito amoroso!
Tiago Lucas