ALUNOS DINAMARQUESES VISITAM SECUNDÁRIA JOÃO DA SILVA CORREIA

         Tudo começou em 2010, com um projeto de intercâmbio cultural na aula de Francês, entre alunos do 7º ano da Secundária João da Silva Correia e da Nivåskole, na Dinamarca. Desde essa altura, os alunos trocaram correspondência todos os períodos, até que surgiu a ideia de promover um encontro. A distância que nos separa da Dinamarca e o nível de vida do nosso país não eram favoráveis a uma deslocação portuguesa, mas, mesmo assim, a proposta foi apresentada à Direção da escola dinamarquesa. O projeto foi reconhecido como uma mais-valia e aprovado de imediato, com as deslocações de quatro alunos e uma professora custeadas pela própria escola, dada a grande relevância que experiências desta natureza assumem naquele país.

Assim, de 2 a 5 de abril, esta “embaixada do reino da Dinamarca” frequentou a nossa escola e viveu entre nós, num projeto que pretendeu desenvolver a dimensão e a cidadania europeias, baseada na diversidade de culturas, línguas e valores, divulgando, ao mesmo tempo, a cultura e civilização portuguesas.

Durante a sua estadia, os alunos nórdicos ficaram alojados em casa de alunos da nossa escola e a professora em casa da colega portuguesa, com quem vinha desenvolvendo o projeto. Embora ao longo de três anos o intercâmbio se tenha desenvolvido com uma turma específica, durante a visita houve a preocupação de alargar a experiência ao máximo de alunos, pelo que turmas do 7º ao 12º ano tiveram oportunidade de partilhar as suas aulas, das mais diversas áreas, com estes colegas europeus. Houve lugar à interdisciplinaridade, a novas abordagens metodológicas e ao trabalho colaborativo entre professores de diferentes áreas disciplinares. Para além do espaço-aula, os alunos dinamarqueses tiveram igualmente oportunidade de conhecer a região e, juntamente com colegas portugueses do Curso Profissional de Turismo, tomar conhecimento do projeto de Turismo Industrial, visitando as empresas Viarco e Helsar.

 
Pretendeu-se promover a real dimensão europeia da nossa escola, sempre com o objetivo de proporcionar mais e melhores formas de ajudar os nossos alunos a alcançar o sucesso pessoal e académico. Esta foi uma ótima oportunidade para os alunos constatarem a importância do investimento na aprendizagem das línguas, aprenderem a entender e respeitar diferentes culturas e valores, convivendo com outras formas de estar na vida.