VISITA DE ESTUDO À VIARCO

 10 de outubro de 2012

Uma visita especial onde aprendemos que um lápis parece ser algo muito fácil de se fazer… mas não é!
Para se fazerem as minas é preciso argila, água e grafite. Esta mistura vai ao forno para cozer a mil graus, fica a secar, é triturada, é amolecida e é esticada para se transformar em minas. Este processo demora cerca de um mês.
A Viarco compra aos Estados Unidos da América placas de madeira de cedro para uma das máquinas fazer as ranhuras onde se colocam as minas. Depois cola-se outra placa, tipo sanduíche, e têm de ir a uma prensa para colar muito bem.
Os lápis têm a forma redonda ou hexagonal e uma máquina faz os modelos. Depois uma funcionária afia os lápis numa roda de aço que gira rapidamente.
Os lápis são pintados várias vezes até estarem perfeitos (principalmente os brancos) e a pintura do extremo do lápis é a mais difícil.
A seguir vão a uma máquina que lhes grava, através de uma fita colorida à escolha do cliente, a mensagem ou o nome que se pretende.
No processo final os lápis são desinfetados com álcool e verificados um a um para se detetar algum defeito. Depois são embalados e seguem para os clientes.
Com isto, aprendemos que devemos respeitar mais os nossos lápis pois o seu fabrico depende de um trabalho muito minucioso e difícil.
Adoramos a visita de estudo à fábrica VIARCO, pois além de ser do nosso concelho é também a única fábrica de lápis na Península Ibérica.

                                                             Turma do 4º ano EB1/JI Conde Dias Garcia