Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Foi celebrado, no Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, o dia Internacional da Pessoa com Deficiência, na manhã do dia 3 de dezembro, com jogos adaptados.

 Foram promovidas atividades que visam a compreensão das limitações de pessoas portadoras de deficiência e que pretendem a integração das mesmas pelos restantes. Esta atividade teve como dinamizadores o Grupo de Educação Física e as Estruturas de Apoio e desenvolveu-se estabelecendo parceria com a Associação Portuguesa de Deficientes, a Cerci, a EB1 JI do Parrinho e com a EB 2,3 do nosso agrupamento.

No pavilhão da nossa escola pudemos participar/assistir aos seguintes jogos: basquetebol em cadeira de rodas, para deficientes motores. Goalball, para deficientes invisuais, que consistia em servir-se apenas da audição, com os olhos vendados, para impedir a passagem da bola para uma zona do campo. Um circuito para invisuais, no qual um aluno de olhos vendados era guiado ao longo de um percurso com obstáculos por outra. No final, ainda de olhos vendados, o desafio passava por usar o tato e o olfato para identificar um conjunto de alimentos. Outro jogo também existente foi o Boccia, específico para deficientes com paralisia cerebral.

Nesta atividade de integração estiveram envolvidas equipas das turmas com aulas de Educação Física, os alunos com Necessidades Educativas Especiais e os alunos das instituições convidadas.

A nossa turma participou com entusiasmo na organização, assim como nos jogos adaptados.

Neste dia sentimos o que é ser diferente …
 
Os alunos do 12ºC