DIA DO DIPLOMA
No passado dia 28, comemorou-se em todas as escolas do país o Dia do Diploma. Pelas 18h 30m, e como vem já sendo habitual, realizou-se na nossa Escola, sede do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, a cerimónia de entrega dos Diplomas aos alunos que concluíram o Ensino Secundário, que incluiu a turma do Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica da Escola E.B. 2/3, e ainda a todos aqueles que integraram os Quadro de Mérito e Excelência da nossa Escola. Relembramos que o Quadro de Mérito premeia ações meritórias praticadas dentro ou fora da Escola, enquanto o Quadro de Excelência está exclusivamente ligado ao resultado das avaliações obtidas no final do ano letivo.
Também como vem sendo tradição, foi convidada para a cerimónia uma antiga aluna da Escola com destaque na sua área profissional. Com esta iniciativa, pretende-se que os alunos tenham como referência profissionais que um dia passaram pelo seu lugar e que, fruto do empenho, rigor e qualidade do seu trabalho, ocupam lugares destacados nos mais variados setores do panorama do país. Coube este ano à professora doutora Alexandra Maria da Silva Oliveira, docente e investigadora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, dar o seu testemunho aos presentes na cerimónia. 
A Diretora do Agrupamento começou por felicitar os alunos pelo fim desta etapa, frisando que muitos estão já noutro patamar da sua vida, quer em termos de estudos, quer inseridos na vida ativa. Relembrou a importância de uma boa formação no percurso de vida do cidadão que a sociedade dos nossos dias exige e congratulou-se com o elevado número de alunos premiados com os Quadros de Honra e Excelência, referindo estarem ali reunidos os melhores alunos da Escola.  Frisou, ainda, ser objetivo da Escola guiar os alunos na demanda da excelência.
A professora doutora Alexandra Oliveira referiu sentir-se muito honrada com o convite que lhe foi endereçado. Felicitou a Escola pelas suas novas instalações, tendo recordado a escola do seu tempo, que em nada se pode comparar à atual. Falou da importância dos professores no percurso escolar dos alunos e do investimento que deverá ser feito em atividades complementares tais como a leitura, afirmando haver necessidade de distribuir melhor o tempo, não o dedicando tanto ao Facebook. Deu a conhecer brevemente a essência do seu trabalho, que é exercido quer na área da docência, quer na área da investigação, quer ainda cooperando com as mais diversas entidades que solicitam a sua colaboração.