5º Galardão consecutivo conquistado pela EB 2,3


A Escola EB 2,3 conquistou, pelo quinto ano consecutivo, o Galardão Bandeira Verde Eco Escolas, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa. Este prémio reconhece e premeia o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do seu desempenho ambiental e na sensibilização para a necessidade da adoção de comportamentos mais sustentáveis.

A entrega os galardões decorreu no dia 10 de Outubro de 2012, no Pavilhão Multiusos em Gondomar. O Dia do Galardão Bandeiras Verdes significa o culminar dos projetos desenvolvidos nas 1445 escolas inscritas no ano letivo 2011/2012. Após avaliação do Foundation for Environmental Education (FEE), e de acordo com os critérios definidos, 1229 escolas demonstraram possuir a qualidade suficiente para lhes ser atribuída a designação de Eco-Escola.

A Festa das Bandeiras Verdes contou com a presença de cerca de 3000 representantes, de diversas escolas galardoadas, vindos de todo o país.
A equipa da Eco Escola considera ser este um reconhecimento pelo trabalho que tem sido desenvolvido pela escola na área do ambiente.

A entrega do Galardão, Bandeira Verde, para além de se constituir como um ato simbólico, é, acima de tudo, um momento de reconhecimento do trabalho de alunos e professores nas escolas, bem como uma mostra das potencialidades das temáticas desenvolvidas ao longo do ano letivo 2011-2012. Estiveram patentes, em exposição, todos os Eco Códigos das escolas participantes. Os alunos e professores tiveram ainda a possibilidade de visitar exposições temáticas, participar em ateliers didáticos ambientais e obter informações sobre projetos ambientais levados a cabo pelas escolas no presente ano letivo.

O dia terminou com a sessão solene da entrega do galardão às escolas. À escola foi entregue a Bandeira Verde, representativa do seu bom desempenho em prol do Ambiente durante o ano letivo transato. As Bandeiras Verdes serão hasteadas nas escolas de 209 Municípios.