Semana da Leitura 2012

Este ano S. João da Madeira seguiu a data proposta pelo PNL para a celebração da Semana da Leitura. Assim, de 5 a 9 de março as escolas e outras instituições do concelho desenvolveram várias atividades em prol do gosto pela leitura e desenvolvimento de competências leitoras. O tema que serviu de mote à Semana da Leitura 2012 foi “ Cooperação/Solidariedade”. Tentando ir ao encontro desta temática tão atual, a Biblioteca, em trabalho colaborativo com outros setores da escola e parceiros locais, nomeadamente a Biblioteca Municipal, promoveu várias atividades.
Durante toda a semana, os professores e alunos encontraram nas suas salas de aula um convite a uns minutos de leitura com a presença de duas obras da Biblioteca, uma vocacionada para os alunos mais novos e outra para os alunos do Secundário. Com esta atividade, que se realiza pela segunda vez, pretende-se, sobretudo, divulgar o fundo documental da biblioteca, muito rico em novidades. Também durante toda a semana e com a excelente colaboração da equipa da rádio “Unhas Negras”, liderada pelo professor Pedro Neves, ouviram-se relatos de voluntários da AMI, lidos por alunos de diversos níveis de ensino, extraídos da obra Histórias para não adormecer, publicação da AMI. A rádio “Unhas negras” colaborou ainda projetando um powerpoint com a divulgação das novidades adquiridas pela Biblioteca.
No primeiro dia da Semana tivemos a visita do técnico Vitor Ferreira, do Centro de Leitura Especial da Biblioteca Municipal que, explorando O livro negro das cores, de Menena Cottin, procurou sensibilizar os jovens para a deficiência visual. Vitor Ferreira, que é invisual, mostra que é perfeitamente capaz de fazer uma vida "normal" dentro dos limites da sua deficiência. É indiscutível a atenção com que a turma B do 7º ano da nossa escola assistiu a esta sessão, extremamente enriquecedora do ponto de vista cívico.
A professora bibliotecária, com a colaboração da professora Adosinda, deu início à atividade “Twitta-me uma história”, proposta pela RBE-SJM, no âmbito do PEM. Várias turmas do Básico responderam ao convite da RBE-SJM e publicaram uma história coletiva no Twitter. As histórias serão posteriormente alvo de concurso, com a apreciação por um júri e votação no Facebock. Pretende-se com esta atividade sensibilizar os alunos para um uso responsável e proveitoso das redes sociais.
Às turmas do 7º ano, a Biblioteca propôs uma sessão de leitura interativa com a professora Margarida Bandeira, docente de Português a frequentar um mestrado em Arte e Educação. Num ambiente informal e de constante interação, a professora sensibilizou os alunos para diversas formas de ler e contar histórias, levando - os a perceber que ler não tem de ser um ato passivo. O leitor pode dar vida à história. Os alunos foram convidados a contar pequenas histórias, utilizando diversas estratégias: chamar para a sua leitura personagens, representar a ação, escolher espaços e posições de leitura pouco convencionais, inventar uma história a partir de objectos aparentemente sem ligação entre si, entre outras. Foram momentos muito divertidos em que se celebrou, sem dúvida, a festa da leitura.
E foi assim a nossa Semana da Leitura. A equipa da Biblioteca agradece a todos os participantes e colaboradores.

Ana Valente