71ª Sessão Internacional do Parlamento Europeu dos Jovens

Dois alunos da nossa escola selecionados para representarem Portugal na 71ª Sessão Internacional do Parlamento Europeu dos Jovens, em Amsterdão, Holanda.

Parabéns Diva Oliveira e Jorge Vasconcelos!

A XXVI Sessão Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens realizou-se de 26 a 29 de abril, em Lamego. 64 alunos, representando 8 escolas secundárias, debruçaram-se sobre temas tais como, a ameaça nuclear do Irão e o embargo da União Europeia, a liberdade de movimento e a migração no espaço Schengen, a resposta europeia à escalada de violência na Síria e a política europeia face ao tráfego humano, entre outros. O Parlamento Europeu dos Jovens, é um projeto educacional que assenta no pressuposto de que Identidade Europeia apenas será possível se os jovens tiverem um papel ativo na busca de respostas para os problemas Europeus da atualidade e pretende proporcionar aos jovens europeus a simulação de uma sessão de plenário do Parlamento Europeu.


Do programa das sessões do PEJ, constam, para além dos trabalhos da “Assembleia Geral”, onde se desenrola o debate entre os delegados das várias escolas participantes nas línguas oficiais de trabalho da UE, Inglês ou Francês, o “Teambuilding”, a “Aldeia Portuguesa”, para divulgação das diversas cidades representadas, o “Trabalho de Comité” e o “Euroconcerto”, onde cada escola é convidada a ter uma atuação cultural. Além da participação dos alunos portugueses, a Sessão contou também com a presença de “pejistas” da Ucrânia, Rússia, Grécia, Espanha e Alemanha.

Sessão Nacional tem como objetivo selecionar 8 alunos para representarem o nosso país na Sessão Internacional, que este ano se realizará em novembro, na cidade holandesa de Amsterdão. Os delegados da Escola João da Silva Correia foram Alexandra Vaz, Alice Correia, Diva Oliveira, Jorge Vasconcelos, Maria João Neto e Pedro Vaz Silva, da turma D, do 12º ano e Eduarda Santos e Gonçalo Leal, da turma C, do 10º ano. A concorrência foi forte, mas a nossa escola teve 2 dos seus alunos selecionados para a Sessão Internacional, a Diva e o Jorge, bem como outros 2, a Alexandra e o Pedro, nomeados como suplentes.



Parabéns a todos e continuem a exercer de uma forma ativa o vosso dever de cidadania, contribuindo para o fortalecimento da identidade europeia.