JORNADAS CULTURAIS JOÃO DA SILVA CORREIA


As Jornadas Culturais João da Silva Correia decorreram nos passados dias 22 e 23 e pretenderam celebrar a Escola, promovendo o contacto com diversos saberes noutros contextos que não o da sala de aula.

Das atividades desportivas às palestras, das exposições às atividades experimentais, dos jogos matemáticos aos apenas lúdicos, inúmeras foram as propostas que envolveram pessoal não docente, alunos, professores, famílias e a comunidade em geral.

Se as atividades do dia 22 estiveram mais direcionadas à comunidade escolar, já as do dia 23 tiveram um caráter mais abrangente e vocacionaram-se também para a comunidade educativa. Assim, na tarde de sexta-feira, os scones, muffins e outros pecados do “Five o’clock Tea” apelaram ao paladar dos amantes da doçaria, para logo de seguida se iniciar o MatBingo. Já o jantar queirosiano fez as honras de introdução ao Sarau Cultural “João da Silva Correia – o Homem e a Obra”, que se iniciou com a dramatização de um excerto de “Unhas Negras”, obra da autoria do patrono da Escola, mais concretamente, “Assalto à Fábrica Nova”, pelo grupo de teatro da Escola. Seguidamente, houve lugar à intervenção de Marçal Correia, filho de João da Silva Correia, que partilhou com os presentes a faceta mais pessoal do escritor, falando do Homem, e da Drª Eva Cruz, ex-professora da Escola, que apresentou a Obra do escritor. A sua intervenção foi abrilhantada pelas leituras sempre vivas do Dr. Magalhães dos Santos. Um momento musical da responsabilidade de Joaquim Milheiro, ao piano e Catarina Resende, ao violino, encerraram o Sarau. “S. João da Madeira à época de João da Silva Correia”, foi, ainda, o tema de uma exposição de fotografias de Carlos Costa, patente no âmbito do Sarau.